Ser Positivo

Fique por dentro da dinâmica das aulas no Colégio Semeador.

Para se adaptar às restrições decorrentes da pandemia, o Colégio Semeador, mais uma vez, reinventou-se, formando um comitê de saúde e segurança, composto pelas gerências do Colégio Semeador e representantes das áreas Jurídica, Marketing, Operações, Pedagógica e de Segurança.

Orientados pela equipe médica e psicológica das unidades e alinhados com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Secretaria da Saúde, as equipes estão preparadas para conduzir as ações da escola em relação à Covid-19 e fazer a gestão de todos os protocolos, capacitando as equipes e os professores, instalando equipamentos, investindo em infraestrutura, EPIs, ferramentas, tecnologia e novos processos, além de dar suporte aos alunos e suas famílias, reunindo esforços para que a rotina escolar seja mantida com os menores impactos possíveis e o retorno presencial seja com segurança e tranquilidade.

Como são as aulas?

Agora, as famílias podem optar por assistir às aulas em quatro formatos*:

Os alunos participam das aulas na escola com seus respectivos professores.

Toda a comunidade escolar que está na escola faz o uso adequado da máscara e mantêm o distanciamento e a higiene das mãos. Além disso, a ventilação é assegurada por meio de janelas e portas sempre abertas. 

Conheça os protocolos de chegada e permanência aqui.

Pensando nas famílias que têm a necessidade de deixar seus filhos na escola todos os dias, essa modalidade oferece aulas que, de acordo com a turma e unidade, podem ser presenciais e on-line, para assistir de dentro da escola, de segunda a sexta-feira, durante o período em que o aluno está matriculado.

Toda a comunidade escolar faz o uso adequado da máscara e mantêm o distanciamento e a higiene das mãos. Além disso, a ventilação é assegurada por meio de janelas e portas sempre abertas.  

Nas aulas presenciais, as turmas são reduzidas para o limite de ocupação definido pelos órgãos competentes, as carteiras respeitam o distanciamento estabelecido por lei, e os alunos contam com um professor e um monitor, devidamente equipados com EPIs de proteção (máscara e faceshield). O monitor fica à disposição para auxiliar os alunos que estão assistindo à aula remota.

Nos dias de aula remota, o aluno pode optar por ir até a escola para assistir às aulas de dentro de uma sala equipada com computadores, devidamente distanciados, além disso, contam com um monitor para orientar e acompanhar a turma.  

Para o ensino remoto da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o Colégio Semeador oferece professores e turmas exclusivas. Ou seja, os alunos assistem aulas ao vivo especialmente executadas para a plataforma Positivo +, e interagem direto com o professor.

Já no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, os alunos assistem às transmissões das aulas presenciais, veiculadas de forma síncrona, pela plataforma Positivo + .

Os estudantes que optaram por esse formato, assistem às aulas em tempo real, por meio de seus computadores em casa e podem interagir como se estivessem presentes na classe, pois o monitor que fica em sala de aula faz toda a comunicação entre os alunos que estão remotamente e o professor, tirando dúvidas e auxiliando no que for necessário.

Devido ao número limite de alunos por classe, algumas turmas poderão ser divididas*, passando a ter o rodízio entre aulas presenciais e aulas remotas, tornando o ensino híbrido.

Dessa forma, o aluno assiste às aulas presenciais, alternadas com aulas remotas, de acordo com o rodízio da turma e unidade na qual está matriculado.

* Entre em contato com a gente para conhecer a oferta de ensino de sua unidade.

Perguntas frequentes – FAQ

Sob a orientação do comitê de saúde e segurança, todo ambiente escolar é controlado para receber os alunos com o comprometimento e responsabilidade de seguir à risca as orientações oficiais dos órgãos de saúde competentes, com o objetivo primordial da proteção absoluta dos alunos, funcionários, familiares e da  sociedade como um todo. Saiba mais sobre os protocolos aqui.

Os intervalos são intercalados, de acordo com as séries, para reduzir a circulação de alunos no pátio. Nem todos os brinquedos/brincadeiras são permitidos, mas os estudantes têm o momento de lazer. Além disso, a equipe escolar acompanha e supervisiona os estudantes durante todo o período de recreio.

Os intervalos são intercalados, de acordo com as séries, para reduzir a circulação de alunos no pátio. Cada aluno deverá trazer sua própria garrafa de água, que não poderá ser compartilhada com outros alunos

As torneiras de jato direto dos bebedouros estão inativadas. Os inspetores têm um estoque de copos descartáveis para disponibilizar aos alunos que esquecerem suas garrafas em casa. Os lanches estão à venda nas cantinas. Os refeitórios estão funcionando normalmente e, na hora de comer, os alunos contam com marcações nas cadeiras, para garantir o distanciamento, além de acrílicos de proteção.

Apenas nas unidades de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel e Florianópolis,  seguindo os protocolos definidos pelo comitê de saúde e segurança, ou on-line, para quem assim optar. A modalidade on-line está sendo oferecida para todas as praças.

As provas das modalidades presencial, 100% na escola e híbrido estão sendo aplicadas na unidade, com o acompanhamento de um professor.

Para o ensino remoto, as provas são aplicadas no mesmo horário da prova presencial, por meio da plataforma Positivo +, o professor cria uma sala virtual para monitorar os alunos, que devem manter câmera e microfone ligados durante toda a prova. 

As aulas remotas são ao vivo e acontecem no dia e horário em que o aluno está matriculado.

As aulas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais ocorrem por meio da plataforma on-line Positivo +, acessando uma sala virtual na qual o professor conduz as atividades em tempo real, interagindo diretamente com os alunos, que assistem de casa pelo computador ou celular.

As aulas do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio, são transmitidas ao vivo da escola, por meio da plataforma on-line Positivo +, que conta com chat para tirar dúvidas com os professores em tempo real, e pode ser acessada via internet, pelo computador ou celular. Além das aulas, no ambiente o aluno também encontra materiais de estudos, exercícios, revisões e atividades.

Veja aqui o tutorial da ferramenta.

Sim, além das orientações que foram encaminhadas às famílias, diariamente, há um reforço dos cuidados com a equipe pedagógica e com os alunos que estão em sala de aula.

De acordo com as normativas da Secretaria de Saúde do Estado, elas são encaminhadas para uma sala de isolamento, sob supervisão, especialmente adaptada para receber e acolher esses alunos, até que os pais e/ou responsáveis possam vir buscá-las.

É importante que alunos com sintomas não sejam encaminhados à escola. Para acompanhar os alunos e identificar possíveis sintomas, mantemos um checklist a ser preenchido pelos pais via Agenda Edu.

O uso da máscara é obrigatório a partir dos 2 anos de idade. A troca deve ser feita a cada 3 horas, de acordo com o protocolo e os professores estão supervisionando o momento.

Embora haja muita vontade, de ambos os lados, os professores impõem limites e têm ensinado a demonstrar carinho de outras formas, que não envolvam o contato físico.

voltar ao topo